Visitantes

contador de acesso grátis

terça-feira, 27 de março de 2012

EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE

Um estilo de vida activo, incluindo uma prática regular de exercício físico, como tem sido insistentemente sublinhado, permite melhorar a qualidade de vida dos indivíduos de várias formas, sendo frequentemente salientados benefícios físicos e psicológicos associados à prática de exercício físico:

■Na manutenção ou desenvolvimento das estruturas ósseas e musculares
■Na prevenção ou redução da tensão arterial
■Aumento da capacidade de resposta do organismo para combater o stress
■Alívio da tensão muscular
■Redução da dor
■Melhor percepção de bem-estar
■Uma maior percepção de eficácia e controlo pessoal
■Período de actividade que possibilita um tempo de afastamento e distracção face aos problemas do quotidiano

O exercício físico reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II e cancro do cólon, reduz ainda a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, a manter a saúde e bom funcionamento do sistema músculo-esquelético e melhorar a mobilidade. No entanto, apesar das evidências, os estudos sugerem que a percentagem de praticantes é muito reduzida. Os inquéritos de saúde (OMS) realizados no mundo são notavelmente semelhantes: a percentagem de adultos sedentários ou quase sedentários flutua de 60% a 85%. A cultura actual leva milhões de pessoas a um ponto em que é urgente a implementação de medidas eficazes para promover a actividade física e melhorar a saúde.

O exercício físico pode prevenir:

■Osteoporose
■Diabetes
■Hipertensão
■Enfarte

O exercício físico melhora:

■Capacidade de se cuidar
■Auto-estima
■Capacidade funcional
■Postura
■Imunidade ás infecções
■Padrões do sono
■Recuperação de doença e cirurgias
■Desempenho fisiológico

O exercício Físico reduz:

■Dor
■Obesidade
■Fadiga
■Incontinência
■Necessidade de alguns medicamentos
■solidão

A falta de exercício pode contribuir para:

■Problemas cardíacos
■Asma
■Múltiplas incapacidades
■Angina de peito

A incapacidade poderá causar algumas complicações como:

■Trombose venosa profunda
■Edemas
■Constipação
■Depressão e ansiedade
■Dependência
■Quedas e lesões
■Má circulação

Benefícios para o coração

Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor). Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao stress. Reduz doenças cardíacas (angina, enfarto, arritmias, insuficiência etc). Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um enfarto. Estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz factores de risco para artérias coronárias – como pressão arterial e colesterol.

Benefícios para a Depressão

A actividade física ajuda as pessoas a sentirem-se melhor, com reflexo na melhoria do humor e estado reduzido de traço de ansiedade. Também pode ajudar as pessoas a sentirem-se melhor acerca de si mesmo através da melhoria de auto-percepções corporais, e pode melhorar a auto-estima, especialmente naqueles com baixa auto-estima.

Benefícios para as costas

Uma variedade de actividades de resistência que não provoquem demasiado stress na parte inferior das costas pode aliviar a dor lombar. Actividades gerais de lazer são recomendadas para pessoas com dor lombar.

Melhoria da capacidade pulmonar

A actividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigénio pelos pulmões. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário