Visitantes

contador de acesso grátis

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

22 de outubro Dia Mundial do Gago

Você sabia que Charles Darwin, Aristóteles, Demóstenes, Rei Luís II, Moisés, Rei Carlos I, Isaac Newton, Nelson Gonçalves, Theodore Roosevelt e Marilyn Monroe, todos tinham algo em comum, além do poder, sucesso, da fama e inteligência, todos foram gagos famosos? Enquanto o Repórter Gago Martellus faz parte do contexto, somado a sua irreverência, muitas vezes satírica, entra em cena, levantando questionamentos lógicos às autoridades, não permitindo gaguices e blá, blá, blás.
Estima-se que somente no Brasil existam cerca de 1 milhão e 800 mil gagos e no mundo cerca de 60 milhões de pessoas com a disfunção. Para combater o preconceito e ajudar no tratamento desde 1998, em diversas partes do mundo acontece, no dia 22 de outubro, a comemoração do Dia Internacional de Atenção à Gagueira. O Brasil sempre participou e este ano várias cidades brasileiras promoverão atividades para a população. A principal atividade do Repórter Gago Martellus, é questionar a falta de capacidade administrativa e postura ética da grande maioria das autoridades, que mais parecem o Velho Gagá.
O Dia Internacional de Atenção à Gagueira acontece em todo o País. O principal objetivo é aumentar a compreensão sobre esse sério distúrbio de fala, diminuir as piadas e acabar com o preconceito que humilha as pessoas que gaguejam e seus familiares. Por outro lado o Gago Martellus não se sente atingido por esse tipo de preconceito, assumindo sua postura de gago convicto, resultante de um pequeno distúrbio nas cordas vocálicas dois meses após o seu nascimento, sem com isto interferir nas funções cerebrais, onde o intelecto, a moral, o caráter e os bons costumes sempre acompanharam Martellus. A ação é promovida pelo CEFAC – Pós-Graduação em Saúde e Educação, IBF - Instituto Brasileiro de Fluência , HSPE - Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e FM-UFRJ - Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para ajudar no trabalho de conscientização da população a TV Globo colocará no ar o filme “Gagueira não Tem Graça. Tem Tratamento” em cadeia nacional e internacional, durante os 15 dias que antecedem o 22 de outubro.

“Admito que em mim, existiu distúrbios da fluência, a taquilalia, a taquifemia, a gagueira neurogênica ou a gagueira psicogênica, mas posso garantir que minha gagueira não interferirá no ofício da profissão de Repórter Jornalístico, trabalhando em defesa da vida, com extrema seriedade.” Finaliza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário