Visitantes

contador de acesso grátis

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ser Saudável

Ao pensar na saúde, a vemos com uma percepção holística, ou seja, valorizando o todo que torna uma pessoa saudável ou com pontos a serem curados. A palavra cura, no sentido etmológico, nos remete a cuidado, então este "estar melhor" para a saúde envolve todo um cuidado especial que revela o ser de alguém. Para o filósofo Heidegger, será o sorge (cuidado), que revelará Da-sein (ser-aí) e é este que será o ponto chave para a vida saudável.
Passando pela visão do todo refletiremos com a análise psicológica do ser humano como bio-psico-social, sendo assim, há a relação biológica, que deve ser cuidada quanto aos danos, com ajuda médica, podendo haver medicamentos e todos os parâmetros que a medicina dispõe para que a pessoa possa se sentir melhor; aqui abrimos um parêntese para valorizar mais e melhor a relação médico - paciente.
A psíquica "psique" (alma), que é a relação da pessoa com seu interior contendo traumas e alegrias que podem ser "analisadas" em um divã, ou uma boa conversa amiga e a atenção da pessoa amada pode ser de grande valor no processo de "cicatriazação" das feridas da alma.
Por último, o social, este que esta bem defasado envolvendo a esfera pública e perspectivas em diversos âmbitos, ser saudável socialmente é uma questão de urgência pois a fragmentação que o ser humano vive é algo completamente desumano, então faz-se urgente e necessário melhores condições para que a saúde seja um bem social.
Diante desta breve reflexão, gostaríamos de salientar que o estar saudável é uma questão primordial, mas em diversas fases e ocasiões da vida deixamos de lado o nosso cuidado próprio: má alimentação, aborrecimentos que nos intristecem e enraizam feridas, vida social e afetiva degradante, entre tantos outros... mas fica aí o convite ao leitor para procurar lidar melhor com o corpo, faça yoga, caminhadas num bosque; com a mente, procure boas leituras, descanse, ouça uma boa música; com a sociedade, cuidado para não se tornar mais um na multidão, procure sua individualidade, seja feliz sendo você mesmo, pois a felicidade é isto: "ser feliz sendo aquilo que se é" (Erasmo de Roterdam). E não se esqueçam caros leitores de uma dose de loucura sadia...

                                                        celofilosofo



Um comentário:

  1. Eaii tudo bem meu querido(a), adorei o blog, e já estou seguindo, se quizer me acompanhar também, tenho um pequeno portifolio na rede também.
    É www.raiquemd.blogspot.com
    Grande Abraço e Sucesso.

    ResponderExcluir