Visitantes

contador de acesso grátis

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

A cantiga escravo de Jó.

Estava lendo sobre a música escravo de Jó e resolvi pesquisar sobre o tema é muito me surpreendi.
Quem foi Jó é a primeira coisa a saber.
De acordo com o Antigo Testamento, Jó foi uma pessoa que Deus apostou com o Demônio pois mesmo perdendo os filhos e toda a riqueza que possuía ele garantia que não perderia a sua fé. Também era conhecida na época a paciência que Jó tinha Assim deu início a frase Paciência de Jó. De qualquer forma tem uma lógica: o livro de Jó é colocado entre os livros sapienciais e sabemos que a “prudência” na Bíblia está incluída na “sabedoria”. Eclesiástico 1,4 diz: Antes de todas essas coisas foi criada a Sabedoria, a prudência existe desde sempre. Jó era uma pessoa muito rica e com isto se destacava entre todos e principalmente entre os sábios. Com a aposta entre Deus é Satanás, este teve o consentimento de Deus para poder colocar a fé de Jó em jogo. Assim ele privou Jó de tuas riquesas, de teus 10 filhos e fez com que a saúde de Jó que era muito boa fosse tirada. Jó com toda tua riquesas algumas vezes fez coisas que não eram certas. E com tudo isto acontecendo, as pessoas achavam que Deus estava punindo Jó e resolveram expulsa-lo da cidade.
Com tudo isto até a esposa de Jó o expulsou de casa. Porém mesmo sofrendo tudo isto Jó nunca perdeu a fé em Deus. E por causa de sua fé e por nunca ter se revoltado contra Deus, Jó teve a cura de todas as doenças, teve outros filhos e no fim toda tua riqueza foi redobrada.
Uma das maiores dúvidas da música é a frase Escravos de Jó, pois nada indica que Jó tinha escravos. O que a história diz é que o mais provável seja que os escravos sejam símbolo de um homem rico como Jó que naquela época era muito respeitado.
Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam os fujões, que corriam em ziguezague para despistar os capitães-do-mato.
O significado de caxangá é ainda mais obscuro. Segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa “mata extensa”. Já para o Dicionário do Folclore Brasileiro é um adereço usado pelas mulheres alagoanas. A palavra também já foi associado aos saquinhos utilizados no contrabando de sementes para as senzalas.
Tudo indica que, de boca em boca, o significado da palavra, ou até mesmo a composição dos versos, tenha sido muito modificado. Isso também explicaria as variações regionais da cantiga. Afinal, deixamos o Zambelê ou o Zé Pereira ficar?
“Escravos de Jó, jogavam caxangá…”, basta alguém começar a cantar que você imediatamente se lembra da letra completa da cantiga, não é mesmo? Os escravos de Jó fizeram parte da infância de praticamente todas as crianças nascidas ou criadas no Brasil.
Agora muitos não sabem o que é caxangá. E por este motivo procurei ver, pois para mim também era uma dúvida.
De acordo com o Dicionário do Folclore Brasileiro, caxangá nada mais é do que um tipo de adereço usado pelas mulheres alagoanas. Além disso, a palavra também possui outros significados, como um chapéu usado por marinheiros e um crustáceo que se parece com um siri. Você deve estar se perguntando o que esses significados de “caxangá” tem a ver com a cantiga. Por mais inacreditável que pareça, o mais provável é que o caxangá do canto se refira aos crustáceos. Quando li isto fiquei meio confuso e não entendi nada, mas procurando mais vi que os escravos tinham também como obrigação capturar Síris, para se alimentar e alimentar os senhores e assim surgia a palavra Juntando Caxangás. Mas aí veio outra dúvida a música não diz juntando Caxangá e sim jogando Caxangá. Mas não achei nada sobre e li um texto que seja provável ou seja com o passar do tempo, e com o passar da música de boca em boca, o significado tenha sido alterado e “pegando caxangá” tenha se transformado em “jogando caxangá”. Sim, era um trabalho e não um jogo para eles.
Aí vem outra dúvida sobre a música. Zigue zigue zá. Pouco se acha sobre esta frase também mas pelo que pesquisei o Zigue zigue zá provavelmente pode ser o ziguezague que os escravos faziam para fugir do capitão-do-mato, que os perseguia em caso de fuga, a mando do senhor. Por isso são apontados como “guerreiros”, afinal, fugir da escravidão não é nada fácil. Bom não sei se consegui tirar a dúvida de muitos, mas para mim a música cantiga dos escravos de Jó faz mais sentido agora?
Aposto que você não imaginava tudo isso quando brincava com os amigos na infância muito menos eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário