Visitantes

contador de acesso grátis

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Brincar

Vou iniciar este texto com uma frase muito importante para o tema. “Quanto mais numerosas e mais ricas forem as situações vividas pela criança, maior será o número de esquemas por ela adquirido”. ( Lagrange ).
Todos nos começamos a brincar e lutar desde a fecundação, pois durante o trajeto do Espermatozoide até o óvulo para a fecundação, os espermatozoides brincam passando um por cima dos outros e lutam pela sobrevivência. O mais forte e ágil sobrevive.
Depois da fecundação, poucos são os fetos que possuem pais que brincam com ele mesmo dentro da barriga da mãe e também contam histórias, cantam músicas e demonstram todo o amor por esta criança que está por vir. Os recens nascidos que passaram por este estágio de carinho e amor, já dão um passo muito grande para o seu desenvolvimento.
Na infância , a atividade lúdica ( brincadeiras ) se confunde com a própria vida, pois a criança tem que brincar para facilitar o seu crescimento corporal, o aumento da força, de resistência física e de coordenação percepto-motora. É nas brincadeiras que a criança desenvolve o seu mundo do faz de conta e nele desenvolve o seu intelecto e estimula a imaginação. Nas brincadeiras também, a criança desenvolve a sua identidade pessoal e sua habilidade de comunicação, pois pode usar vários meios para se expressar ( oral, postural, gestual, etc.).
Por estes e outros motivos, os adultos não necessariamente pais, professores ou conhecidos deveriam sempre incentivar as crianças para que estas nunca parem de brincar. Hoje em dia eu tenho pena das crianças, pois os pais não tem tempo para brincar e a primeira coisa que ensinam para o filho e ligar o controle da televisão para que este fique quieto e não queira sair ou chamar os pais para brincar. Esta criança terá seu horizonte de experiências muito reduzido.
Hoje em dia nas cidades grandes, a violência é muito grande e por isto as crianças estão prezas em suas próprias casas ou seja vivem em condomínios fechados e por isto as brincadeiras que antes desenvolviam e ajudavam seus pais, avós e tios a se formarem como seres humanos sumiram. Porém nas cidades pequenas, onde a violência ainda não chegou, as crianças ainda brincam de bola de gude, pique-pega, mamãe da rua, pique esconde, polícia e ladrão, garrafão e muitas outras brincadeiras que levam a criança a se desenvolver muito, pois passam por várias situações que mais tarde poderão ajudar na sua vida adulta. Por estes e muitos outros fatores, as brincadeiras possuem vários valores para a formação do homem, como:

A) Físicos ( desenvolvimento corporal, força, agilidade, etc.).
B) Sociais e Morais ( viver em armonia com outras crianças, aprende regras e limites, respeito, espírito de grupo etc. ).
C) Afetivos ( passa a dar valor ao companheirismo e aprende a viver bem com todos, alivia as tenções do dia a dia, pois as crianças também sofrem com este tipo de problemas .
D) Cognitivos ( exercitam a atenção e a imaginação ).

Com a brincadeira, a criança está sempre se movimentando e assim aprende seus limites, descobre várias sensações e aprende regras e limites para toda a sua vida.
Brincando, a criança vive, cresce, conhece, atua e pode ser o que quiser. Vivendo uma situação nova a cada momento.
As crianças que não brincam, passam por vários problemas em toda a sua vida. Ela em vez de ser uma pessoa ativa, passa a ser passiva ou seja não participa de quase nada, pois não sabe dividir, somente somar. Passa a ser dominado pelo meio onde vive e não sabe dominar, pois não teve experiências para saber o que é certo ou errado. E por isto vivem através de moldes impostos por outros tendo uma atitude de expectativa em vez de iniciativa.
Quando uma criança para de brincar, as pessoas que vivem ao seu redor, logo dizem: “Alguma coisa deve estar errada. Deve estar doente”.
Para que isto não aconteça, todos nos adultos temos que viver algumas experiências de brincadeiras para depois pensarmos em ter filhos. Pois só quem passou por esta fase de brincadeiras sabe como ensinar seus filhos a planejar brincadeiras divertidas ampliando suas possibilidades de escolha e imaginação criadora.
Por isto, brinque, viva cada momento de sua vida, não tenha medo de sonhar e de viver estes sonhos. Aprenda a ser você mesmo e cresça feliz.

Termino este texto com o seguinte pensamento: “Quando renunciamos aos nossos sonhos e encontramos a paz, temos um pequeno período de tranquilidade. Mas os sonhos mortos começam a apodrecer dentro de nós e a infestar todo o ambiente em que vivemos. O que queríamos evitar no combate - a decepção e a derrota - passa a ser o único legado de nossa covardia”. Paulo Coelho

Um comentário:

  1. Bom Caio...entendo bastante sobre esse tema, pois estudei e estudo muito afundo ele ainda...muito bom, ótimo!!!Palavras bonitas e bem explicadas para ninguém ficar em dúvida que o Brincar é importante na vida da Criança...Gostei muito dessa frase e realmente é verdade: "Brincando, a criança vive, cresce, conhece, atua e pode ser o que quiser. Vivendo uma situação nova a cada momento".


    Grande abraço

    Parabéns...

    ResponderExcluir